blog rota da baleia franca

Fique por dentro do que acontece na Rota da Baleia Franca

Bióloga: Milene Novais — 27 Set. 2023

Monitoramento de baleias na Rota da Baleia Franca em Santa Catarina - Brasil

Os cetáceos, baleias e golfinhos, são mamíferos marinhos pertencentes à Ordem Cetácea. Esse grupo biológico inspirou e deu nome ao nosso projeto, cujo objetivo é promover a educação ambiental e preservação ambiental através desses animais incríveis e encantadores.

Anualmente, as baleias franca (Eubalaena australis) migram para o litoral sul do Brasil, especificamente na região conhecida como Rota da Baleia Franca, que abrange os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. Este lugar tão especial serve como berçário das baleias franca, onde elas se reproduzem, dão à luz e cuidam dos seus filhotes.

Continuar lendo ...
16 de Junho, 2023

Arquitetura Afetiva: por que é importante para Garopaba e Imbituba?

Toda cidade possui sua arquitetura afetiva sendo antiga – histórica ou moderna. Podemos chamar de afetivos os edifícios mais antigos, aqueles onde iniciaram a história daquele lugar, que a comunidade local se identifica com sua forma, cultura e costumes. São construções que fazem parte da história da cidade e do meio ambiente.

Continuar lendo . .

16 de Junho, 2023 Por Valéria Casttro - Saberes da Praia 

29 de Julho, 2023

Carta da Baleia Franca para o plano diretor de Garopaba.

Povo querido de Garopaba,

Habitamos esse planeta a cerca de 4 milhões de anos. A algum tempo atrás nos caçavam, a ponto de nos colocarem em risco de extinção. Felizmente, alguns como vocês entenderam nossa importância para a preservação da vida marinha, resolveram nos proteger e todos os anos fazem uma linda festa para nos dar as boas vindas. 

Continuar lendo  . . .

29 de Julho, 2023 - Edição e distribuição Sérgio Pinheiro, AMA ONG e Celebração das Baleias

12 e Agosto, 2023

Nem só de plástico é feito o mundo dos descartáveis. 

Hoje em dia está muito claro que tudo deve ser contextualizado para se ter compreensão completa de qualquer assunto. E com os descartáveis não poderia ser diferente. Para se ter uma visão do todo, vamos esclarecer alguns pontos-chave desse material que atualmente é muito presente na nossa vida.

Continuar lendo . . .

12 e Agosto, 2023 - Por Jane Vilella, Ativista, Eco educadora e Gestora Ambiental
Redação Colaborativa EcoLab