Monitoramento de baleias na Rota da Baleia Franca em Santa Catarina – Brasil

Screenshot 2024-09-10 at 11.54.29 AM

Os cetáceos, baleias e golfinhos, são mamíferos marinhos pertencentes à Ordem Cetácea. Esse grupo biológico inspirou e deu nome ao nosso projeto, cujo objetivo é promover a educação ambiental e preservação ambiental através desses animais incríveis e encantadores.

Anualmente, as baleias franca (Eubalaena australis) migram para o litoral sul do Brasil, especificamente na região conhecida como Rota da Baleia Franca, que abrange os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. Este lugar tão especial serve como berçário das baleias franca, onde elas se reproduzem, dão à luz e cuidam dos seus filhotes.

Essas baleias viajam cerca de 5 mil km da convergência Antártica, onde se alimentam de krill, um pequeno crustáceo, semelhante ao camarão. Quando o inverno chega na Antártica, elas migram em busca de águas mais quentes para dar à luz a seus filhotes.

Nesta temporada, iniciamos nosso monitoramento com auxílio de drones, uma ferramenta valiosa para observar as baleias franca, que podem ser identificadas pelas calosidades em suas cabeças. As imagens foram capturadas pelo fotógrafo Gabriel Sparrenberger, membro da equipe do Projeto Cetáceos.

Além das baleias franca, também avistamos baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) e golfinhos nariz de garrafa (Tursiops truncatus) interagindo com as baleias franca.

A temporada reprodutiva das baleias franca se estende até novembro, embora não haja uma data exata, pois são animais que vivem na natureza. No entanto, é possível avistá-las até setembro, considerado o “Mês da baleia franca”.

O Projeto Cetáceos é uma instituição dedicada à pesquisa e educação ambiental. Convidamos você a acompanhar nossas atividades em nossas páginas no Instagram e Facebook @projetocetaceos.

 

Bióloga: Milene Novais – Garopaba 27 de setembro 2023.

 

Shopping Basket