Gabriel Sparrenberger  —  9 de Nov. 2023

Momento mágico na Super Lua 2023

Com a chegada do verão grande parte dos filhotes que nasceram aqui no berçário já estão fortes e preparados para a longa viagem até a região austral do planeta.

Quanto a nós, nos resta apenas as memórias dos lindos momentos que pudemos presenciar observando estes animais tão magníficos.

E uma das memórias mais lindas que tive durante esta temporada, ocorreu no dia 30 de agosto, dia da segunda Super Lua do ano (período em que a Lua está mais próxima da Terra e, portanto, aparentemente maior e mais brilhante).

Neste dia eu saí de casa para fazer a tentativa de fotografar a Lua em composição com alguma baleia. Apesar de não ser uma tarefa impossível, já sabia das grandes dificuldades em ter sucesso. Carreguei a mochila com câmera, tripé e um bocado de esperança e parti para a missão.

super lua ribanceira - baleia franca

O destino escolhido por mim foi a Praia da Ribanceira, um local onde estavam sendo avistados corriqueiramente muitos grupos de baleias, logo deduzi que haveria mais chances de obter sucesso por ali.

Chegando no local ao final da tarde, observei três pares de baleias (mãe e filhote), muito tímidas e sem qualquer atividade e todas muito distantes do local onde eu estava, que era em frente a pedra da Ribanceira, pois, caso não conseguisse a foto da Lua com baleia, ao menos faria a foto da Lua com a pedra.

O Sol já havia descido no horizonte a oeste e, a leste, a Lua surgia sobre o mar, num momento incrível de sua majestosa beleza. Como que num passe de mágica, os três pares começaram a apresentar atividade: batidas de cauda, saltos e elevação da cabeça sobre a superfície. Mas nenhuma onde eu pudesse fotografar, na mesma foto, a Lua e a baleia.

Quando a Lua já estava um pouco mais alta no horizonte, vi um filhote e mãe se aproximarem da pedra e, salto!!! Um espetáculo. Vi ali a oportunidade para fazer a tão esperada foto. Para conseguir enquadrar a Lua, a Pedra e a Baleia, eu deveria me movimentar. Peguei o tripé e câmera e saí correndo rente a praia aproximadamente uns 100 metros (pouco mais que um campo de futebol).

Ofegante, montei novamente o tripé, câmera e fiquei ali, estático, torcendo por mais um salto. Com o dedo no disparador e olho no visor da câmera, estava 100% concentrado e esperando por qualquer movimento, quando finalmente o filhote deu mais um salto e consegui fazer a foto. Um misto de alegria e incredulidade por conseguir cumprir com o desafio que eu havia me proposto.

Após cumprir com o objetivo, fiquei apenas contemplando aquele momento mágico, observando o movimento do mar, a Lua subindo lentamente, a noite chegando e as baleias, majestosas fazendo o seu show.

As memórias desta temporada vão ficar para sempre em nossos pensamentos e, mesmo antes de elas terem partido para a Antártida, já ficamos na espera pelo seu retorno no próximo ano.

16 de Junho, 2023

Arquitetura Afetiva: por que é importante para Garopaba e Imbituba?

Toda cidade possui sua arquitetura afetiva sendo antiga – histórica ou moderna. Podemos chamar de afetivos os edifícios mais antigos, aqueles onde iniciaram a história daquele lugar, que a comunidade local se identifica com sua forma, cultura e costumes. São construções que fazem parte da história da cidade e do meio ambiente.

Continuar lendo . .

16 de Junho, 2023 Por Valéria Casttro - Saberes da Praia 

29 de Julho, 2023

Carta da Baleia Franca para o plano diretor de Garopaba.

Povo querido de Garopaba,

Habitamos esse planeta a cerca de 4 milhões de anos. A algum tempo atrás nos caçavam, a ponto de nos colocarem em risco de extinção. Felizmente, alguns como vocês entenderam nossa importância para a preservação da vida marinha, resolveram nos proteger e todos os anos fazem uma linda festa para nos dar as boas vindas. 

Continuar lendo  . . .

29 de Julho, 2023 - Edição e distribuição Sérgio Pinheiro, AMA ONG e Celebração das Baleias