Temporada de observação de baleias franca finaliza com bons resultados em 2019

Chegou ao fim mais uma temporada de observação de baleias franca no litoral sul de Santa Catarina. Em 2019 a Rota da Baleia Franca ganhou mais visibilidade e começa a se estruturar como novo destino de ecoturismo no Brasil, sendo o único em que é possível observar baleias por terra.

Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades que integram a Rota da Baleia Franca, receberam neste período novos visitantes em busca das gigantes, aliado a trilhas, roteiros integrados e outros atrativos, como observação de botos pescadores, praias, gastronomia e pontos turísticos.

“Foi uma excelente temporada, pois tivemos muitos turistas. Dos últimos quatro anos de investimentos do Sebrae, Governo do Estado e Prefeituras, esse foi o primeiro que tivemos mais retorno. Foi visível o número de visitantes em busca de baleias, tudo isso resultado desse trabalho de divulgação e investimentos”, avaliou o coordenador da Rota da Baleia Franca, Felipe Uzaski.

Este foi um ano focado em promoção do destino turístico, ao contrário dos últimos anos que foram de organização. Por isso, a Rota da Baleia Franca participou de algumas feiras de turismo e outras rodadas de negócios pelo Brasil.
Integrando o estande da Santur, participou este ano das Feiras de Ribeirão Preto (AVIRRP), em São Paulo (ABAV) e Gramado (FESTURIS). Todas com ótimos resultados obtidos.

As rodadas de negócios foram importantes momentos de divulgação do destino em diferentes estados do país, com importantes negociações com agências e operadoras de turismo. Os roadshows, com participação da RBF, aconteceram em Minas Gerais, Ribeirão Preto, Nordeste e Centro Oeste.

Jornalistas e blogueiros conheceram o destino

A Rota da Baleia Franca recebeu também nesta temporada um grupo de jornalistas e blogueiros especializados em viagens e turismo para conhecer e divulgar os atrativos da região.

O próximo roteiro de divulgação será voltado para representantes de operadoras e agências de viagens de alguns estados brasileiros.

Exposição fotográfica itinerante

Este ano a RBF também lançou uma exposição fotográfica itinerante com mais de 40 imagens das baleias franca realizadas durante mais de 20 anos de pesquisa do Instituto Australis, com informações sobre seus hábitos, características e comportamento.

A exposição percorreu alguns shoppings centers de Porto Alegre (RS), Criciúma (SC), Lages (SC) e em Imbituba, durante a Semana Nacional da Baleia Franca.

Festivais gastronômicos e apoio a eventos em 2019

Os festivais gastronômicos de Garopaba e Imbituba receberam apoio da Rota da Baleia Franca, através do Sebrae Santa Catarina.

Outra novidade deste ano foi a realização do primeiro Desafio de Corrida da Rota da Baleia Franca e para a próxima temporada será dado apoio institucional ao Circuito de Ondas Grandes Rota da Baleia Franca 2020.

Durante todo ano também foram promovidas palestras e capacitações aos empresários que compõem o núcleo, com apoio das Associações Comerciais das três cidades.

A RBF possui apoio e patrocínio do Sebrae Santa Catarina, através de recursos do Investe Turismo e das Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba.

O que é a Rota da Baleia Franca:

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Quer Organizar sua viagem?

FALE CONOSCO


Rota da Baleia Franca © 2017. Todos os direitos reservados ao Sebrae SC. Desenvolvido por Blueberry Marketing.