Temporada 2017 Rota da Baleia Franca é lançada oficialmente

Projeto do Sebrae/SC, em parceria com municípios litorâneos, chega ao terceiro ano com importantes avanços

Elas chegaram mais cedo este ano, no fim de junho, mas a temporada de avistamento das baleias-francas inicia, oficialmente, nesta sexta-feira, dia 14, e segue até novembro, com pico no mês de setembro. Para celebrar as visitantes ilustres, que ajudam a movimentar o Litoral Sul catarinense durante a chamada baixa temporada, a Rota da Baleia Franca (RBF), fomentadapelo Sebrae/SC e parceiros locais, prepara uma série de atividades nos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, região que compõe a Rota.

Foto Baleia – Enrique Litman

Com o apoio do Instituto Chico Mendes de Preservação da Bio Diversidade (ICMBio) e das ONGs Projeto Baleia Franca (PBF) e Instituto Baleia Franca (IBF), o calendário de eventos da RBF privilegia o turismo ecológico ou ecoturismo, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, além de incentivar sua conservação. Mais que observar os mamíferos, a ideia é integrar o visitante à natureza exuberante da região e ao rico patrimônio histórico e cultural dos municípios. “Temos paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas, além de uma das baías mais belas do mundo. Potencial turístico que não pode ficar restrito apenas ao verão, mas que precisa ser trabalhado e divulgado o ano todo, já que é um destino que oferece atrativos para todas as temporadas, além de gerar emprego, renda e garantir o bem-estar das populações locais”, afirma Juliana Ghizzo, analista da Coordenação Regional Sul do Sebrae/SC e gestora do projeto.

Agosto Del Vino e Baleias – Foto Textocom

A gastronomia também tem destaque na programação, com grandes eventos durante a temporada da baleia, em Imbituba: o Agosto Del Vino, na Praia do Rosa, o Garopaba Sabor, em Garopaba, além do Festival Gastronômico da Baleia Franca, que acontecerá em setembro.

Além disso, a programação conta com atividades para a população local, como a Semana Nacional da baleia Franca, que é promovido pela Prefeitura de Imbituba, atividades turísticas com roteiros de observação de baleias por terra, e ainda, o Seminário Técnico Cientifico, que será realizado pelo Sebrae/SC em parceria com o ICMBio e as prefeituras citadas.

Fomento à economia

Profissionalizar o turismo na região para fomentar a economia é a meta da Rota da Baleia Franca, que já qualificou mais de 200 empresas nos últimos dois anos, como o restaurante H20 Surf Bar, de Garopaba, especializado em culinária oriental. “Com os cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae, melhoramos nossos processos e apostamos no marketing para chamar a atenção dos turistas. A preservação das baleias agora está vinculada à imagem de nosso estabelecimento”, pontua o empresário Daniel Jucinsky.

Engenho do Mar – Foto divulgação

Segunda etapa

Como motivador do processo, em especial à integração dos municípios que pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca, o Sebrae/SC se prepara para o último semestre do projeto. “Serão mais seis meses de atividades, com diversas ações de capacitações, consultorias e promoção, buscando a consolidação do produto turístico no mercado nacional”, afirma o Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Texto: Douglas Nazario | Jornalista
Fotos: Arquivo Sebrae/SC

Mais informações: Juliana Ghizzo | Gestora projeto Sebrae CR Sul
Telefone: (48) 9.9152-6145

 

Quer Organizar sua viagem?

FALE CONOSCO


Rota da Baleia Franca © 2017. Todos os direitos reservados ao Sebrae SC. Desenvolvido por Blueberry Marketing.